Burnout 3 - Takedown


"Destruir coisas é divertido". Essa pérola veio dos lábios do criador de "Blast Corps", o primeiro game da Rare para o Nintendo 64. Milhares de jogadores ficaram encantados com a perspectiva de causar milhões de dólares de prejuízo demolindo tudo que enxergavam pela frente. Juntando esse conceito com os jogos de corrida resultou na série "Burnout", que chega a sua terceira edição.

1, 2, 3... BUM!

"Burnout 3: Takedown" pode parecer um jogo de corrida nos moldes de "Need for Speed: Hot Pursuit" à primeira vista, mas o breve vídeo-tutorial mostra que o game vai além. Toda sua mecânica se apóia sobre a necessidade de causar colisões de automóveis cinematográficas: arremessar um oponente para uma capotagem aumenta sua barra de turbo - e sua capacidade de causar ainda mais destruição.

Mas as corridas com trombadas são apenas metade do game. A outra parte não é uma prova contra o tempo, mas contra propriedade privada: o jogador deve correr em direção a um cruzamento e tentar causar a maior destruição possível. Tombar um caminhão, fazer outros carros baterem em sua carga, causar danos com a explosão de um tanque de gasolina ou simplesmente causar batidas com as pessoas que param para ver o estrago são algumas de suas armas.

Destroços móveis

A melhor novidade em relação ao game anterior é a capacidade de controlar o que restou da lataria do seu carro depois de um impacto, em câmera lenta. Essa opção permite que você tente derrubar oponentes ou aumentar ainda mais o estrago nos cruzamentos. No começo, esse controle pode parecer caótico e inútil, mas aos poucos vai se tornando um dos melhores amigos do jogador - e além do mais, ver as colisões em câmera lenta é um prazer por conta própria.

O game é estruturado na forma de desafios, dando medalhas de bronze, prata e ouro baseado no seu desempenho. Estas destravam novos desafios, enquanto a destruição causada libera vários extras (normalmente outros carros).

Velozes e destrutivos

Se a fórmula parece simples... ela definitivamente o é. Mas não deixa de ser igualmente viciante. Isso se dá em grande parte pela extrema velocidade das corridas (uma das maiores sensações de rapidez nos games) e o elemento de planejamento estratégico nas fases de destruição. Com excelentes gráficos e um sistema que simula as trombadas com um enorme grau de detalhe, "Burnout 3" é um daqueles games que é igualmente divertido de jogar e assistir.

São dezenas e mais dezenas de corridas (contra o relogio e outros competidores) e cruzamentos de destruição, além de opções multiplayer tanto com divisão de tela quanto online. Quer chamar um amigo para aumentar a destruição? Um controle extra ou conexão com a Internet resolvem o problema.

Depois da novela da chegada da Electronic Arts no sistema Xbox Live (especialmente tendo em vista que a versão para GameCube do jogo foi supostamente cancelada devido à importância do elemento online), é triste ver que a empresa conseguiu estragar tudo que a Microsoft conquistou nessa área. Jogar "Burnout 3" através do Xbox Live é um desafio - jogadores são desconectados constantemente, os jogadores são divididos em salas regionais (muitas das quais não podem acessar jogos umas das outras), sem falar na tentativa da EA de colocar você em uma mala direta promocional. Para todos os efeitos, o jogador só faz autenticação no Xbox Live e então é arremessado para esses problemáticos servidores da EA. O game não suporta System Link.
FICHA TÉCNICA
Fabricante: Criterion Games
Lançamento: 07/09/2004
Distribuidora: EA Games
Suporte: 1-6 jogadores, Xbox Live
Outras plataformas: PS2
VIDEO:

>DOWN XBOX<

>DOWN PS2<

Nenhum comentário: