Sega Rally Revo



O maior mérito de Sega Rally é justamente o de não se levar a sério. Aqui não há milhões de carros, centenas de pistas, incontáveis ajustes mecânicos e nem sequer sistema de danos. Ou seja, para quem lê apenas essas características, pode erroneamente pensar que o jogo é uma meleca sem graça e dispensável. Acontece que a idéia da série é a diversão descompromissada, na mais pura acepção do termo.

Cada prova exige a escolha de um carro, pneus para asfalto ou terreno acidentado (a diferença entre eles é apenas o aumento entre tração ou velocidade, mais nada) e marcha manual ou automática. Acabou. O resto é pé embaixo o tempo todo sem medo de precisar recomeçar porque a "birimboca da parafuseta" quebrou.



O modo carreira

Apesar de ter um modo online razoavelmente bacana, cujas corridas suportam até seis jogadores simultâneos, é o modo carreira que deve prender a sua atenção por mais tempo. Ela é longa e bastante desafiante.

Há uma quantidade insana de provas a serem disputadas e, como pede um bom arcade, a dificuldade cresce assustadoramente à medida em que você avança.

A diferença entre os - poucos - carros beira o imperceptível. Trata-se mais de uma questão de gosto pessoal do que potência. Os controles mantém a carcaterística da série: são simples, com uso intenso do acelerador e freio apenas de enfeite de luxo; os carros derrapam muito e são leves ao extremo, diferentemente de qualquer outro jogo de corrida. Os cenários são os mais variados e previsíveis possíveis, incluindo serras, centros urbanos, campos e boa variedade de terrenos, entre eles neve, lama e asfalto.

E já que o assunto são os terrenos, prepare-se para juntar os pedaços do queixo depois que ele cair no chão. Tudo o que Sega Rally não possui de realismo nas corridas, principalmente pelo comportamente dos carros e pela falta de colisões, é compensado no sistema de deformação dos terrenos. Veja bem, não estou falando sobre um ou outro buraquinho na terra, um pedregulhinho pulando de vez em quando muito menos de uma poeira à toa sendo levantada. Me refiro a deformação mesmo, de verdade. Para você entender bem o que isso significa, só jogando, mas vou tentar explicar.

A Sega criou uma engine específica para cuidar da física das pistas, seja ela na terra, lama, neve ou qualquer outra. Batizada de "GeoDeformation", a ferramenta cria em tempo real as mesmas alterações que você veria numa prova real. O efeito é mais que impressionante. Não existem duas voltas idênticas no jogo. Com seis carros simultâneos na pista, cada trecho de lama vira um emaranhado de buracos e sulcos que, por sua vez, mudam completamente o comportamento do carro quando você passa por ali novamente. Ou seja, a deformação não é apenas estética, mas parte integrante de como os carros se comportam na pista.

Sozinho, o efeito já valeria a compra do jogo. A partir de hoje, é o novo parâmetro para comparação em todos os jogos de corridas em produção.

Nelson Alves Jr.
FICHA:
Publicado por: Sega
Desenvolvido por: SEGA Racing Std.
Gênero: Corrida

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