Viewtiful Joe 2


"Viewtiful Joe" foi um dos cinco jogos (quase) exclusivos da Capcom para GameCube, e como alguns de seus colegas, deixou muita gente confusa com seu visual diferenciado e mecânica excêntrica. Mas depois de lançado, o game agradou com sua visão inovadora de um gênero clássico - completa com um estilo bastante peculiar. A mistura entre saudosismo e criatividade fez dele um clássico instantâneo, e as expectativas em relação à continuação eram grandes. "Viewtiful Joe 2" não consegue ser tão criativo quanto o original, mas não deixa de ser um jogo igualmente agradável.

Depois de salvar a Movieland e descobrir a ligação secreta entre sua namorada Silvia e seu ídolo de infância Captain Blue, Joe acaba entrando em uma nova aventura que não estava no script. O herói escarlate deve não apenas resgatar Blue, mas recolher sete estátuas do Oscar Arco-íris. Cada um deles está escondido em um gênero de filme diferente, e será preciso enfrentar diversos clichês para conseguir atingir seu objetivo: um final feliz.

Quem eu? Não, nós!

Fãs do original ficarão felizes em saber que todas as qualidades de "Viewtiful Joe" estão de volta, mas agora expandidas com a adição de Silvia. Com um rápido toque de um botão é possível alternar entre os dois personagens - algo vital para vencer o jogo. Enquanto Joe retorna idêntico, Silvia não tem o poder Mach Speed, mas compensa isso com o poder de Replay: um comando que permite repetir o mesmo golpe (ou receber, se você não for cuidadoso) três vezes. Ela também se diferencia por alguns golpes diferentes, sendo o maior destaque o fato de usar pistolas ao invés de socos. A mecânica simples mas eficiente que garantiu o sucesso da série volta com força total.

A grande novidade da continuação está na presença muito maior de quebra-cabeças envolvendo os poderes visuais dos heróis. Estes estão espalhados generosamente por toda a aventura, e estão bem mais complexos. Muitos deles levam em conta a resistência contra fogo de Joe e elétrica de Silvia, destacando ainda mais a dinâmica dos dois. Quem preferia um jogo de pura ação pode ficar decepcionado - mas no geral isso serve apenas para destacar a personalidade única da série.

Estilosos e furiosos

"Viewtiful Joe 2" é um jogo bastante difícil como seu predecessor, mas provavelmente será menos frustrante para os veteranos. A idéia de que um golpe tira mais dano proporcionalmente à beleza de sua execução continua extremamente envolvente. Apesar da ação poder ser taxada de repetitiva e simples, o segredo é aprender a finesse do sistema para criar um verdadeiro espetáculo visual - algo que é destacado pelo sistema de avaliação do jogador (que parece mais generoso agora).
FICHA TÉCNICA
Fabricante: Capcom
Lançamento: 07/12/2004
Distribuidora: Capcom
Suporte: 1 jogador, cartão de memória
Outras plataformas: GC

Nenhum comentário: