Project Gotham Racing 3


"Project Gotham Racing" foi um dos primeiros jogos de corrida do Xbox e, graças a seu alto padrão de qualidade, a produtora Bizarre Creations se tornou uma das parceiras mais importantes da Microsoft. Tanto que o terceiro episódio da série foi um dos primeiros jogos a serem mostrados no Xbox 360.

Se os dois games anteriores já mostravam o talento da Bizarre Creations, principalmente nos quesitos gráficos, agora, com "Project Gotham Racing 3", a produtora ganha ainda mais combustível. Os belos automóveis ficaram ainda mais detalhados, seja pela absurda quantidade de polígonos ou pela maior resolução de imagens. Em essência, o game pouco mudou, mas algumas funções online trazem ainda mais tempero.

Direção agressiva

"Project Gotham Racing 3" é um game de corrida de estilo tradicional, mas com um pouco mais de características de simulador que os antecessores, mas ainda longe da fidelidade visto em "Forza Motorsport", por exemplo. Na verdade, a mecânica lembra a dos primeiros jogos de corrida da era 3D, como "Ridge Racer", que também terá uma versão para o Xbox 360.

O aprendizado da direção dos carros é relativamente rápido, fruto desse sistema nem tão real, nem fácil demais. Quer dizer, é preciso reduzir a velocidade para fazer as curvas, mas elas podem ser ultrapassadas em velocidades consideradas absurdas no mundo real. O controle pode ser relativamente simples, mas isso não quer dizer que seja um jogo fácil. Na verdade, atende um público amplo, dos mais inexperientes aos feras do volante.

Para jogadores mais avançados, o controle dos níveis de aceleração e frenagem pode ser facilmente ajustado pelos gatilhos do controle do Xbox 360, que assim como o do antecessor, representa a melhor arquitetura de manete para jogos de corrida. Mas o sistema simplista exigirá, na maioria das situações, pisar fundo no acelerador ou freio.

Contudo, "Project Gotham Racing 3" não é apenas correr o mais rápido possível. O estilo também é importante e conta pontos, conhecidos como kudos. O jogador precisará obter muita velocidade e doses de arrojo se quiser realmente se dar bem no game. Os kudos são conquistados quando, por exemplo, quando se faz uma curva com trajetória perfeita ou um cavalo-de-pau. Existem várias ações que geram esses pontos e achá-las faz parte da diversão.

Carros para te quero

A opção de carreira deverá ser a principal para partidas solitárias. Mas, em "Project Gotham Racing 3", desde o início, o jogador terá máquinas bastante potentes e o fluxo de dinheiro é relativamente rápido, podendo colecionar carros em um ritmo bastante veloz, dependendo do seu nível de habilidade. Há conteúdo para cerca de 15 horas de jogo, mas você ainda poderá terminar quaisquer das provas anteriores em níveis de dificuldade mais altos.

O título traz uma vasta coleção de carros e muitos são sonho de consumo de vários fanáticos por automóveis. É um desfile de grandes marcas como Porsche, Lamborghini, Ferrari e Viper. Infelizmente, as opções para modificá-los são bastante limitadas. Cada um dos carros possui uma dirigibilidade diferente: enquanto uns têm bastante aderência nas curvas, outros podem necessitar técnicas arrojadas para fazer as manobras. Sem falar em outros atributos básicos, como potência e peso. Existe uma porção de pistas no game, mas o jogador também tem a opção de criar seus próprios circuitos, usando uma ferramenta embutida de fácil operação.

Outra opção que deve agradar aos admiradores de carros é um modo de fotografia que permite registrar imagens dos veículos. Basta escolher uma cena do replay, ajustar a posição da câmera, do zoom e do foco da cena, e confirmar as opções. Há também ajustes mais avançados, como os de uma máquina fotográfica digital e editores de imagem. Com isso é possível capturar fotos com efeitos, como fazer um borrão de movimento ou focalizar apenas algumas partes do carro. Ainda, se pode optar por usar apenas preto-e-branco ou tons de sépia, imitando as cores de uma foto antiga. Infelizmente, por ora, só é possível ver as fotos no modo de galeria do próprio jogo, mas expansões podem ser desenvolvidas para que as imagens possam ser transferidas para um PC ou usar de papel de parede na tela do sistema.

O título ainda traz amplos modos online, como um de carreira exclusivo para o ambiente da Xbox Live, e partidas com diversas regras. As modalidades incluem: Street Race, uma corrida simples; Eliminators, na qual os últimos colocados em cada volta são desclassificados; e a Capture the Track, em que a pista é dividida em vários segmentos e os competidores tentam dominar o maior número deles, fazendo a melhor pontuação em cada parte. Todas essas modalidades também podem ser feitas em times. A Gotham TV permite assistir às corridas que acontecem na Live, seja para se divertir vendo seu amigo jogar ou até estudar a técnica dos campeões.

Entre no cockpit

O visual da série, que já era bastante impressionante no atual Xbox, com a capacidade do Xbox 360 ganhou maior resolução e melhores efeitos. Agora, os veículos possuem, em média, 80 mil polígonos, partes geométricas que compõem um modelo 3D. Isso permitiu não apenas detalhes mínimos na carroceria e pneus, mas também no interior do veículo, também reproduzidos conforme as especificações do veículo original.

Isso permite uma das mais realistas experiências visuais em um jogo de corrida, pois, na visão de cockpit, é possível olhar para várias direções e verificar o interior o veículo, recriado com grande fidelidade. Todos os medidores do painel, como o velocímetro e o tacômetro, funcionam de acordo com a situação. O nível de detalhe chega ao ponto de o vidro ficar sujo com o tempo.

Carros mais detalhados também significam danos visualmente mais realistas. Dependendo do ponto de impacto, há variação do amassado da lataria e da quebra dos vidros. A lataria lustrada reflete o ambiente em volta em tempo real, numa qualidade nunca vista antes. Isso é especialmente notado nas belas corridas noturnas, com todos os reflexos das luzes no carro e o rastro dos faróis passando por todos os lados.

Os cenários, destaques das edições anteriores de "Project Gotham Racing", está mais fidedigno que nunca, baseados em localidades reais como Tóquio, Londres e Nova York. A famosa Nürburgring, na Alemanha, também foi magnificamente reconstituída.

O game também apresenta vários efeitos que deverão ser vistos na nova geração de consoles, como o borrão de movimentos, que traz dramaticidade às cenas, e a High Range Dynamic Lighting, que simula a adaptação do olho humano a transições bruscas de níveis de luz. Isso pode ser visto quando o jogador entra num túnel e, nos primeiros momentos, parece estar tudo mais escuro, para, gradualmente, retomar a visibilidade normal. O contrário acontece quando se sai do túnel, com a luz forte cegando o piloto temporariamente. Apesar de um visual incrivelmente detalhado, a taxa de quadros é mantida em níveis próximos a 60 por segundo.

A trilha musical tenta ser eclética, trazendo até alguns ritmos menos conhecidos, além de uma boa seleção de rock, pop e eletrônico. Todas as músicas podem ser desligadas ou reintegradas à lista conforme o desejo do jogador, mas com um tocador de MP3 acoplado à entrada USB do console é possível usar as músicas do acessório. O barulho dos motores é distinto para cada modelo, gravado dos carros originais. O nível de detalhe é tanto que o efeito sonoro varia conforme o tipo de visão, melhorando ainda mais a experiência.

Saindo na frente

"Project Gotham Racing 3" mostra a habitual competência da Bizarre Creations, que, na nova geração, encontrou ainda mais recursos para mostrar seu talento. O jogo possui uma das melhores experiências visuais até o momento, mas não traz tantas modificações, mantendo a sua tradicional fórmula de corrida e pontuação por manobras. Vale destacar também modalidades online empolgantes e o modo de fotografia interessante. É um ótimo título para a primeira leva de jogos do Xbox 360.

Video:


FICHA TÉCNICA

Fabricante: Bizarre Creations
Lançamento: 22/11/2005
Distribuidora: Microsoft Games
Suporte: 1-8 jogadores, cartão de memória, Xbox Live

Nenhum comentário: