Download - Linux Debian


um sistema extremamente estável

Uma das principais características presentes no Debian é o modo como os programas são testados exaustivamente, antes de serem classificados como estáveis. Toda esta perícia durante os testes tem o objetivo de garantir que usuário tenha em mãos pacotes sem nenhum tipo de problema.

Quando um novo pacote acaba de ser criado, ele é classificado como “unstable”, ficando nesta situação durante algumas semanas. Quando os bugs mais sérios são corrigidos, então o pacote atinge um novo nível de classificação: o “testing”.

Durante a fase de “testing” são executados diversos testes exaustivos, que verificam desde a interface principal até os detalhes mínimos do pacote. De tempos em tempos, os pacotes presentes nesta etapa são lançados como versões estáveis, recebendo a classificação “stable”. Estes últimos são os programas que acompanham a versão oficial do Debian.

Possuir um sistema composto por pacotes totalmente estáveis tem o seu preço, pois as últimas versões dos programas estão disponíveis rapidamente para download em outras distribuições, enquanto no Debian precisam ficar um bom tempo na fase de testes antes do lançamento.

A última versão do Debian (5.0) conta com 18000 pacotes estáveis à disposição, distribuídos pelas várias imagens existentes para download e pelo comando “apt-get”.



Categoria: Linux, Sistema operacional
Gênero: Sistema operacional, software livre
Formato: ISO
Idioma: Português





Nenhum comentário: